O curso foi preparado pela Escola Nacional de Formação (ENF) e lançado publicamente na sexta-feira passada.
Mais de 200 gestores de formação de 27 Estados, além de dirigentes do PT, da ENF e da Fundação Perseu Abramo participaram do ato. a cerimônia, conduzida pelo diretor da ENF Jorge Coelho, foi transmitida pela TVPT pela internet, nos portais do PT (www.pt.org.br) e da Escola Nacional de Formação (www.enfpt.org.br). Nos dias seguintes (31/03 e 01/04) foi aberta a etapa nacional do curso que chegará a todos os estados brasileiros.
Carlos Henrique Árabe secretário nacional de Formação do PT e diretor da ENF destacou a inovação deste curso de formação, que alcançará os/as mais de 40 mil pré-candidatos/as em todo o país.
“A ideia é realizarmos em cada Estado uma etapa equivalente a essa e iniciar a partir daí a nossa chegada aos nossos polos regionais (cidades com mais de 150 mil eleitores) e queremos chegar a todos os municípios em que o PT tenha pelo menos um candidato” Árabe afirmou ainda que num processo eleitoral o/a candidato/a do PT representa o partido e ao mesmo tempo o partido confia a representatividade de 32 anos de construção a estes candidatos/as. “Estamos frente a um compromisso político-ideológico que a nossa executiva nacional e o Diretório Nacional colocará frente a todo/a candidato e é uma tarefa de nossas direções de acompanhar este processo.”
Selma Rocha, diretora da ENF e da Fundação Perseu Abramo, afirmou categoricamente que o lançamento do curso foi “uma alegria enorme” para ela por manter a tradição muito importante do PT em construir propostas com a sociedade para que o Brasil siga avançando, dentro de uma perspectiva do socialismo democrático, que está no modo petista de governar/legislar. “Esta experiência de construção do curso também é inovadora, estamos fazendo aqui uma combinação de educação on-line e educação presencial que tem elementos diferentes dos tradicionais: estamos lidando com um partido amplo que cresceu – e continuará crescendo - e queremos chegar a todas as pessoas, tenham elas banda larga ou não, tenham internet ou não.”
A estrutura do curso
Selma explicou como funcionará o curso, que terá duas partes: uma com orientações gerais em todas as áreas de uma campanha eleitoral como planejamento, assistência jurídica, orientações de finanças, de mobilização, pesquisa, comunicação e organização. A segunda parte serão as diretrizes e instrumentos para elaboração de programa de governo: são informações atualizadas que estão em sites de todo o Brasil sobre os municípios e as políticas federais.
Os textos estão disponíveis no portal da ENFPT (apenas para filiados/as do PT cadastrados/as previamente) e nos DVDS que serão distribuídos entres os/as pré-candidatos/as. Além dos textos, foram produzidas aulas em vídeo sobre o conjunto de diretrizes: desenvolvimento sustentável, participação popular e cidadã, políticas sociais de direito; gestão ética, democrática e eficiente; desenvolvimento urbano e rural nos municípios; direito à cidade e também o conjunto de políticas setoriais.
Militância e construção do PT
Elói Pietá, secretário geral do PT e vice-presidente da Fundação Perseu Abramo, resgatou a tradição da formação na construção do Partido desde sua criação com as formações dos “que lutaram contra a ditadura, que estavam no movimento sindical, formação da igreja da teologia da libertação e também do movimento popular”. “A medida que íamos construindo nos congressos e nos encontros, era um debate intenso e era um rico processo de formação política, que criava uma alternativa para o Brasil.” Esse processo continua dentro do PT com as resoluções, os debates entre as tendências e se reflete na construção das políticas nos governos Lula e Dilma, afirmou ainda Pietá.
Rui Falcão, presidente nacional do PT, encerrou a cerimônia de lançamento. Ele reafirmou que o PT é um partido de conjunto, com pluralidade de opiniões e composto por participação de mulheres e homens de todo o Brasil, contemplando a diversidade nacional.
Em seguida, Falcão leu uma mensagem do ex-presidente Lula saudando os/as pré-candidatos/as (veja abaixo a íntegra).O presidente do PT relembrou o processo de construção do curso e alertou aos gestores presentes: “Vocês são peças decisivas na campanha eleitoral, para obter vitória que queremos precisamos um intenso trabalho de formação.(...)vocês são os nossos formadores, vão dar os principais argumentos e ideias para os nossos candidatos criarem, improvisarem e que seja campanha de ideias, que seja uma vitória das ideias.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário